Entre os anos de 1.920 e 1.921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros que se deslocaram de Blumenau e regiões vizinhas se aventurando a subir as margens do rio Itajaí – Açu, procediam das mais diversas regiões da Alemanha. as primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas.
Nesta época, já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos – km 10, km 15, km 20 e Serril.
Nome Trombudo originou-se do fato de que na região existiam muitas antas, cujas trombas, associadas ao formato do leito do rio que, em suas descidas formava imensas trombas, e pelo fato de que os colonos baseavam-se em fatos da natureza para denominar novos lugares, surgiram daí nomes como Barra do Trombudo, Trombudo Central, Trombudo Alto (Agrolândia) e Braço do Trombudo.
EMANCIPAÇÃO: o município foi emancipado através da Lei Estadual n.º 8.355, de 26.09.91 e sua instalação oficial deu-se em 01.01.93. sendo desmembrado do município de Trombudo Central, mas pertencendo aquela comarca.