Dançarinos de Braço do Trombudo resgatam a cultura da Alemanha durante curso no Rio Grande do Sul
Foram trabalhados também o teatro, a música e os trajes típicos
Braço do Trombudo cantou com três representantes em Curso de Danças Alemãs, realizado de 13 a 21 de janeiro, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Participaram Anderson Treinatti, Karina Goede e a professora Ingrid (tia Chica). A atividade ocorre todos os anos, na Associação Cultural Gramado, durante o mês de janeiro. Felix Mugwyler, da Suíça, foi quem ministrou os trabalhos.
Além de 38 danças folclóricas, foram realizadas também oficinas de Teatro, (ministrada por Cassio Correa) e liderança (ministrada por Maria da Graça Kraemel). Teve ainda palestra sobre a criação do Conselho de Cultura nos municípios (ministrada por Juliano Muller de Oliveira).
A programação reservou também: tarde dos trajes (orientada por Helder John), alongamento e dicas para prevenções de lesões (com a fisioterapeuta Letiia Stork) e aulas de música (com o professor Antônio Xavier). “Foram dias de fadiga extrema, muitas danças e integração. Tivemos o prazer de estar com representantes do Espirito Santo, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e aqui de Santa Catarina”, destaca tia Chica.
Entre os objetivos do curso, destaque para o resgate das danças e tradições alemãs.