Braço do Trombudo: projetos desenvolvidos com estudantes buscam aproximar escola e família

Diário de Aprendizagem e Sacola de Jogos são desenvolvidos com alunos do 2º ano do ensino fundamental

Cursista do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) em 2013 e 2014, a professora Sueli Ferrari Heinz, que há 14 anos é efetiva na Rede Municipal de Ensino de Braço do Trombudo, busca formas de envolver escola e família no ensino de seus alunos. Ela acredita que está é a base para uma alfabetização pautada no letramento e numeramento.

Com o início do ano letivo de 2015, a professora propôs à turma do 2º ano da Escola Nucleada Braço do Trombudo Km 15 trabalhar dois projetos, um diário e outro semanal. As atividades têm tornado as aulas mais dinâmicas.

Diário de Aprendizagem:o primeiro projeto foi sugerido pelo caderno do PNAIC/matemática 2014. Todos os dias, um aluno leva para casa o caderno intitulado Diário de Aprendizagem e registra o que aprendeu e o que aconteceu na escola naquele dia. No outro dia, a criança lê para a turma o que escreveu, e o caderno fica com outra criança que vai fazer a mesma atividade.

A turma, em fase de alfabetização, se vê diante de três principais situações que exigem dela aplicar o que aprendeu na escola e que deve ser utilizado no dia a dia: 1 – precisa pensar e sintetizar tudo o que aconteceu naquele dia na escola e transformar aquelas ações e o seu pensamento em registro escrito; 2 – precisa escrever de um jeito que os outros da turma compreendam e concordem que realmente o que está escrito foi o que aconteceu; 3 – precisa ler o que escreveu.

Sacola de Jogos:projeto semanal,que contém um caderno com apresentação da sacola, as regras de um jogo e o próprio jogo – sempre com um foco didático. A cada semana, nas sextas-feiras, cinco crianças levam a sacola para casa e na segunda-feira a professora lê o registro escrito pela família e a criança conta como foi essa experiência.

A sacola de jogos permite ainda que a criança traga de casa uma brincadeira, sugerida pela família, para brincar com a turma. Brincadeiras que têm como objetivo integrar os alunos, valorizar os diferentes saberes e utilizar a escrita e a leitura enquanto função social. “Com o incentivo da escola e o apoio das famílias, essa turminha já está percebendo que é possível relacionar o que se sabe em casa, com o que se aprende na escola, e vice-versa”, destaca a professora.  

Texto: professora Sueli Ferrari Heinz