Prevenção à dengue é discutida em Braço do Trombudo
Encontro serviu para alertar e sensibilizar os participantes para uma maior prevenção à dengue
Com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue com a chegada das altas temperaturas e as estações chuvosas, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Braço do Trombudo promoveu um treinamento visando desenvolver ações para o combate e controle da doença. A ação, foi voltada para orientar a equipe composta por médicos, agentes comunitários de Saúde e fiscais da vigilância, na ajuda da conscientização da população do município sobre prevenção da doença e controle do mosquito transmissor da dengue.
Uma palestra sobre o tema, foi proferida pelo médico da Estratégia Saúde da Família (ESF) Júnior Costa. Conforme a Secretaria de Saúde, a intenção do encontro foi de criar estratégias e evitar o registro de ocorrências no município, que, conforme o setor, as medidas contra a doença, devem ser feitas antes da época propícia para a propagação do mosquito.
Além de agentes comunitários de Saúde, participaram a médica Dayana Speck, o fiscal da vigilância do setor de controle de endemias, Denílson Joenck e a fiscal de vigilância epidemiológica Márcia Vermoehlen.
A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e a forma mais eficaz para se prevenir, é não deixar água acumular.
De janeiro a julho, 108 municípios catarinenses já detectaram focos. Conforme informações da Dive, nenhum município do Alto Vale consta na lista de infectados pela doença, mas mesmo assim, ações de prevenção devem ser feitas.
O encontro foi realizado na Unidade de Saúde Braço do Trombudo, na quarta-feira, dia 16.
CONTATO: Unidade Básica de Saúde (47) 3547-0481