Assistência Social elabora livreto para chamar a atenção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Informativo reúne desenhos e redações de alunos da Escola de Educação Básica Adolfo Böving

Em uma ação com o objetivo de mobilizar a comunidade e chamar a atenção para a o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Braço do Trombudo, em conjunto com da Secretaria de Educação, através Escola de Educação Básica Adolfo Böving, Conselho Municipal da Criança e Adolescente e Conselho Tutelar, confeccionou um livro visando estimular a denúncia. Com o tema “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, o livro, de 34 páginas, reúne redações e desenhos dos alunos sobre tema.

O conteúdo, elaborado pelos alunos da Escola de Educação Básica Adolfo Böving com foco da prevenção, aponta situações que levam às crianças e adultos a  identificar situações de risco e abuso, e orientações sobre como buscar ajuda.  “Em julho do ano passado, foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas um concurso de redação que resultou na confecção de um livro contendo os trabalhos de todos os alunos participantes da rede de ensino do municipal de Braço do Trombudo”, explica a secretaria.

O material será distribuído durante na Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia nacional da data é o dia 18 maio.  “A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção”, justifica.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

CONTATO: Unidade Básica de Saúde (47) 3547-0481