EDUCAÇÃO CAPACITA PROFESSORES

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRAÇO DO TROMBUDO com o apoio da PREFEITURA MUNICIPAL oportunizou aos PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL da rede municipal, nos dias 24, 25, e 26 de julho, juntamente com os municípios de Trombudo Central, Pouso Redondo, Agrolândia, capacitação da Implementação da Proposta Curricular.  O evento ocorreu no município Polo de Trombudo Central e foi ministrada pelo Doutor e Professor Altino José Martins Filho. Com esses estudos os professores puderam concluir que é preciso rever e refletir sobre a as ações e rotinas do nosso cotidiano.  “Precisamos fazer do nosso cotidiano uma viagem e não um porto. Pois a viagem nos da à possibilidade de encarar a vida em seus diversos acontecimentos, pois sempre traz uma nova experiência, já o permanecer no porto, não possibilita aventurar-se ao novo, ao diferente e ao simplesmente extraordinário. Precisamos acima de tudo aprender ainda que Educação Infantil é: Lambuzar-se, sujar-se, molhar-se, secar-se, levar a criança a aprender o mundo, experienciar o mundo, desenvolver suas humanidades… Tudo isso faz parte do acontecer à vida, do fazer a docência nas creches e pré-escolas. Tudo isso nos provoca a ter orgulho de ser Professor na Educação Infantil”. (Altino José Martins Filho).

Neste mesmo período aconteceu a com a Professora Rosângela Kittel a capacitação Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, onde participou a professora da sala de AEE da rede municipal Liane Sofia Guckert e a Pedagoga Municipal Soraia Schmidt.  A capacitação proporcionou uma reflexão sobre como atuamos e que atitudes tomamos em relação à educação especial no nosso dia a dia. A proposta foi refletirmos sobre o direito a educação especial e reconhecer a importância da inclusão dos estudantes – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos- com deficiência no nosso sistema regular de ensino. Cabe a nós enquanto comunidade e profissionais buscar a aproximação entre o que prescreve o texto legal e nossa prática diária de interação e inclusão, identificando, elaborando e organizando os recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas, estimulando a sua autonomia, confiança, afetividade e a certeza de pertencer a um grupo que o acolhe e protege.

Nas dependências da Secretaria Municipal de Educação do município de Braço do Trombudo, no dia 24 de julho, foi realizada uma capacitação com todas as merendeiras e auxiliares de serviços gerais das unidades escolares. No período matutino a capacitação foi ministrada pela Nutricionista Camila Wlock Moretti, com o tema “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”. A Nutricionista reforçou a importância em servir uma merenda variada e de qualidade para as crianças em um ambiente limpo e agradável. Já o Período da tarde o momento foi com a Psicóloga Monika Göde e a Assistente Social do CRAS  Sonia Marconi que trabalharam técnicas motivacionais com o grupo. Pois o segredo para ser feliz amanhã, é tentar hoje mesmo.