Professoras da Educação Infantil desenvolvem texto reflexivo após capacitação
Durante a capacitação que aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de julho, cada professora ficou responsável por elaborar um texto sobre o que foi discutido durante o encontro. A professora Silvania Rohling Goede fez uma reflexão sobre o ato de educar, além de trazer os desafios e resultados que a Educação Infantil proporciona.
Confira o Texto:
REFLETINDO SOBRE O ATO DE EDUCAR:
A paixão pelo ato de aprender a aprender na educação infantil.
Dediquei grande parte da minha vida a EDUCAÇÂO, são mais de vinte anos. Tenho orgulho de dizer que sou Professora da Educação Infantil. Posso dizer que foram anos de lutas e batalhas tentando mostrar e fazer as pessoas a compreender que a Educação Infantil é sem dúvida uma etapa fundamental. Muitas vezes ouvi “Lideranças” dizerem que era perda de tempo ficar trabalhando na Educação Infantil, onde você só precisa cuidar.
No Ensino Fundamental você é mais útil os retornos são mais rápidos e eficazes. Trabalhei nas mais diversas classes do Ensino Fundamental, sempre tentando fazer o melhor, com o foco sempre voltado para os alunos com dificuldades na aprendizagem. Mas com o passar dos tempos à confirmação se concretizou meu mundo e minha paixão é pelos “pequenos”, ou seja, ser uma pesquisadora da Educação Infantil.
Agradeço todos os dias por poder fazer parte dessa grande família chamada EDUCAÇÃO, mas agradeço muito mais por ter esse encanto pelos “pequenos”. Sempre pensei que trabalhava da melhor forma possível, pois depois da capacitação com o Professor Altino José Martins Filho e o Professor Vânio Cesar Seemann, fiz uma reflexão sobre a minha prática pedagógica e constatei que muito ainda podemos fazer pelos nossos “pequenos”.
Lugar de criança não é estar sentados em cadeiras e mesas em fila em uma sala, vamos parar de brigar para que nossas crianças fiquem sentadas fazendo atividades em folhas de papel A4 em silêncio, assistir filmes para passar o tempo, sentados dentro de uma sala num lindo dia de sol lá fora, vamos deixar de querer robôs que fazem tudo certo, crianças com uma rotina muito mais cansativa do que a nossa de trabalho…
Nenhuma criança aprende com medo, ela precisa ver aquilo que ela ainda não viu. Queremos tanto mudar o mundo e a única coisa que não queremos mudar é a nossa prática. Precisamos encarar mostrar o nosso dia a dia nas creches e nas escolas como uma vida que vale a pena ser vivida, com prazer, em um contexto coletivo. Precisamos ter coragem, sem medo de arriscar, de errar em mudar, em sentir prazer em retornar a escola, a creche a cada dia, ou seja, realmente precisamos “sair da caixa” e abrir as portas para o mundo.
Criança precisa ser criança onde o brincar, o interagir, o imaginar, o desejar, o observar, o assimilar valores, o beijar e abraçar muito, o cantar, o dançar, o elaborar o experimentar, o lambuzar-se, o sujar-se, o desenvolver habilidades, a autonomia, o ouvir e ser ouvido, estarão presentes em todos os momentos.
Precisamos de práticas que visam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos, valorizando a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização, construindo estratégias, como vamos sustentar essas estratégias esse é o nosso grande desafio enquanto professor de Educação Infantil.
Precisamos quebrar paradigmas de que crianças precisam ficar somente na sala e o foco do planejamento é a criança. A vida cotidiana precisa ser uma ação pedagógica, onde o professor precisa dar sentido às coisas, transformar os espaços em exposição, onde a criança trás a ideia e a autoria é sua.
Só existirá aprendizagem se existir um contexto, transmitindo aprendizagens essas jamais serão esquecidas. Uma grande muleta da educação é culpar a família pela atual situação da Educação. A parceria com a família é imprescindível, junto com a instituição, para o sucesso do atendimento a criança “pequena”. Pesquisas demonstram que é possível um desenvolvimento sadio em contextos diferentes do familiar, mesmo para os “pequenos” em seus primeiros anos de vida, desde que seja um atendimento de qualidade. Vamos deixar nossas crianças aprender a aprender na Educação Infantil.
Autora: Silvania Rohling Goede