Professoras da Educação Infantil desenvolvem texto reflexivo após capacitação

Durante a capacitação que aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de julho, cada professora ficou responsável por elaborar um texto sobre o que foi discutido durante o encontro. A professora Glaucea Larsen também fez uma reflexão sobre esse momento:

Confira o texto a baixo:

Capacitação da proposta curricular da educação Infantil

A Educação Infantil é o início da primeira etapa no processo educacional do ser humano, as creches e a pré-escola são os responsáveis em atender as crianças, propiciando um universo de experiências, conhecimentos e habilidades.

Durante os dias de Capacitação da Proposta Curricular da Educação Infantil, o Professor Altino José Martins Filho enfatizou muito a importância do docente na Educação Infantil, relatou sobre suas práticas e suas vivências dentro de um Centro de Educação Infantil, fazendo relação entre a teoria e a prática.

Deixar a criança ser criança, dentro de suas peculiaridades e habilidades. Nós professores devemos perceber a importância e necessidade de se ter uma intencionalidade educativa ao realizar qualquer tipo de atividade. Foi um dos aspectos mais relevantes do curso em minha opinião.  Preocupar-se menos com folhas cheias de registros que na maioria das vezes possuem pouca participação da criança, o fazer “bonito” para os pais. Inserir propostas para melhorar a convivência coletiva, organizar ambientes e espaços para propiciar momentos de aprendizagem e faz de conta.

Fui com uma expectativa para o curso, pensando que iríamos estudar apenas o estudo teórico da Proposta Curricular. O professor foi dinâmico e trouxe muitas sugestões de como fazer na prática com nossas crianças e já estamos executando e melhorando o nosso dia a dia na creche, dentro das possibilidades.

O acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento dá-se pela observação da trajetória de cada criança e do grupo do qual faz parte, suas conquistas, avanços e aprendizagens. Por meio de diversos registros feitos, em diferentes momentos tanto pelo professor quanto pela criança, através de relatórios, portfólios, fotografias e desenhos.

“Brincar sempre, deixar o tempo passar sem pressa, não olhar o relógio, deixar a vida ser contagiante em seu percurso diário, desacelerar. Gestos acompanhados de palavras. Palavras com sorrisos. Acolhida com abraços. No final do dia, despedidas com gosto de querer estar de volta.” Minúcias da Prática da Docência na Educação Infantil. (Altino José Martins Filho)

Professora do Cei Tia Edith

Autora: Glaucea Alma Larsen