Cinquenta pessoas recebem vacina em mobilização contra Hepatite B

Recomendação é ficar atento ao esquema de vacinação para receber as outras duas doses

 

Com o propósito de alertar a população sobre a prevenção e incentivar as pessoas a realizarem o teste para o diagnóstico de doenças virais, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Braço do Trombudo, intensificou no sábado, 25, a vacinação contra a Hepatite B.

Segundo o levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, com a mobilização do Dia D da campanha, 50 pessoas receberam a primeira dose da vacina, e outras 30 atualizaram a Carteira de Vacinação, recebendo a imunização contra a Febre Amarela, Gripe, Tríplice Viral (VTV – Caxumba, Rubéola e Sarampo) e reforço contra o Tétano.  A orientação dada pela equipe da Saúde pra quem recebeu a vacina é ficar atento ao esquema de vacinação, para tomar as outras duas doses para que a imunização tenha efeito.

Na mobilização, que aconteceu no Posto de Saúde Centro, também foram realizados 37 testes rápidos de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C. Feito de forma rápida e segura, o teste permite a detecção precoce de algumas das doenças virais, e possibilita ao paciente, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento e a orientação necessária.

Conforme orientação fornecida pela Secretaria, muitos portadores de Hepatites não sabem que têm a doença, e o teste rápido se mostra eficaz nestes casos.

As vacinas estarão disponíveis no Posto de Saúde Centro até a sexta-feira, 31, dia em que encerra a campanha de vacinação. Ela é recomendada para crianças a partir do primeiro ano de idade e jovens e adultos até 50 anos, que não tomaram a vacina na campanha do ano passado ou que estejam com a vacinação incompleta.

Em Santa Catarina, foram registrados 789 casos novos de Hepatite C e 1.134 casos novos de hepatite B em 2014. Estima-se a ocorrência de mais de 500 mortes ao ano por doenças relacionadas às hepatites, como cirrose e câncer de fígado, só no Estado.

Na segunda-feira, dia 28 de julho, foi lembrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

 

 

CONTATO: Unidade Básica de Saúde (47) 3547-0481