Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até o dia 31

Secretaria Municipal de Saúde convoca os pais para levaram os filhos para receberem as doses

Segue até o domingo, dia 31, a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Atualização das Cadernetas de Vacinação (Multivacinação).  Em Braço do Trombudo, a meta da Secretaria Municipal deSaúde é imunizar cerca 300 crianças com idades entre seis meses a 5 anos. Segundo o  levantamento da Secretaria, somente no Dia D, realizado no sábado, 15, foram vacinadas 82 crianças na Unidade Sanitária Centro  (Posto de Saúde).

Para garantir as doses, os pais devem levar os filhos na Unidade de Saúde, que   funciona das 8h às 17h, com a caderneta de vacinação,  para que ela possa ser avaliada e o esquema seja atualizado.  No total, 11 vacinas do calendário nacional de vacinação infantil estão disponíveis, entre elas a vacina tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

A imunização contra a poliomielite é via oral e o município está abastecido com as doses da vacina para garantir a imunização de todas as crianças da meta.  O objetivo da campanha é vacinar pelo menos 95%.

Paralisia infantil

A paralisia infantil ou Poliomielite pode atingir o cérebro e atacar os neurônios motores. Ela é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.

CONTATO: Unidade Básica de Saúde (47) 3547-0481