Estudantes da EB Adriano Mosimann de Braço do Trombudo aprendem frações cozinhando

Professora do educandário aplica a matemática em ações do cotidiano

Os alunos do 5º ano da Escola Básica Adriano Mosimann, aprendem matemática fazendo bolos na sala de aula. A aula diferenciada foi elaborada pela professora da rede municipal de ensino, Luciane Bertelli Kniss, que ensinou frações, trabalhou o gênero textual da receita, medidas de massa, multiplicação, divisão e é claro a degustação. O objetivo da oficina de culinária na sala de aula, foi fazer com que os alunos entendessem os números fracionários.

De acordo com a professora, a cada passo da efetivação da receita, discutia-se o conteúdo unindo prática à teórica. “Com isso, a aula fica mais interessante, desperta o interesse no aluno, trabalhando os cinco sentidos onde podem cheirar, sentir, ouvir, ver e degustar a delicia que é o resultado de toda a matemática, embutida na aula, sem contar a interdisciplinaridade das demais disciplinas como ciências, na reação dos ingredientes, geografia na utilização do espaço, a história com a herança cultural da família com dicas de como a receita pode ficar melhor, dentre outras”, explica a professora.

Para a professora, que atua há 15 anos no magistério e é formada em Pedagogia, Geografia e Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional, realizar aulas prazerosas sempre devem fazer parte da didática no cotidiano escolar.