Braço do Trombudo prepara mobilização para o Outubro Rosa

Ação visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero

 

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Braço do Trombudo  prepara uma programação especial voltada à  campanha de concretização e combate ao câncer de mama e colo do útero,  o Outubro Rosa. No Dia D da campanha,  24 de outubro, será realizado na Unidade Básica de Saúde do município,  uma mobilização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que quando detectada precocemente, elevam as chances de cura em quase cem por cento.

 A mobilização, que envolve toda a equipe da secretaria, acontece das 8 às 16h.  “Serão feitos exames preventivos e a atualização do quadro de vacinas, como a HPV. As mulheres que participarem do evento, deverão ganhar um brinde da Secretaria de Saúde e uma consultoria de beleza. A nossa intenção é atender o maior número de mulheres”, explica Mário Salomão, da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha inicia a partir do dia 1º de outubro em Braço do Trombudo e durante todo o mês serão realizadas diversas ações para informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e os riscos da doença.

A Campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. No Brasil, acontece desde 2010.Assim como no ano passado, cidades do mundo inteiro irão manifestar seu apoio à causa usando iluminação de cor rosa em seus monumentos principais.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres do mundo inteiro, embora a doença também atinja uma pequena parcela dos homens. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para o ano de 2014 é de 57 mil novos casos da doença.  O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa.