Servidoras do Cras participam de formação sobre PAIF e o SCFV

Público alvo do encontro foi trabalhadores de assistência social que atuam na proteção social básica e conselheiros de assistência social

Servidoras do Cras HarryTeske de Braço do Trombudo, participaram na quinta e sexta-feira da última semana, dias 22 e 23, de um curso com o objetivo de qualificar os trabalhadores da política de assistência social, que atuam na proteção social básica, com vistas de aprimorar a oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).  O curso, promovido pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), foi realizado em Florianópolis com apoio do  Federação Catarinense dos Municípios (FECAM).

Participaram do encontro as técnicas do Cras, psicóloga Monika Göde, a assistente social Sônia Marconi e pedagoga Mônica Dalmarco.  “A Assistência Social como política pública, oferece os programas, que são contínuos, sempre com o desafio de colocar o cidadão e seus familiares como sujeitos autônomos e protagonistas de sua própria história”, informa o Cras.

A participação de servidores neste tipo de evento se dá graças aos incentivos do prefeito Charles Rafael Schwambach, que busca oportunizar ainda mais a qualificação dos servidores, para que possam trazer novas práticas e conhecimento para que possam ser aplicadas no município.

Cras

No Cras, o foco do trabalho da equipe de referência – psicólogo e assistente social, é o trabalho social com famílias no âmbito do PAIF consiste em um conjunto de procedimentos implementados por profissionais, a partir de pressupostos éticos, conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo. A Assistência Social como política pública, oferece os programas, que são contínuos, sempre com o desafio de colocar o cidadão e seus familiares como sujeitos autônomos e protagonistas de sua própria história. O trabalho social com famílias, tem por objetivo contribuir na convivência de um conjunto de pessoas unidas por laços consanguíneos, afetivos ou de solidariedade, a fim de proteger seus direitos, apoiá-las no desempenho da sua função de proteção e socialização de seus membros, bem como assegurar o convívio familiar e comunitário de maneira “preventiva, protetiva e proativa”.

O Cras de Braço do Trombudo atende todos os dias da semana, das 7h30 às 12h, e das 13h as 17h30, no Beco Julieus Knappmann, Centro. O telefone (47)3547 0766 ou através do email cras@bracodotrombudo.sc.gov.br.

CONTATO: Assistência Social (47) 3547-0481