GRUPO FOLCLÓRICO SONNENTAL DE BRAÇO DO TROMBUDO, COMEMORA BODAS DE PÉROLA (30 ANOS)

A partir da festa da mandioca de 1985, na inauguração do pavilhão de eventos de Trombudo Central, foram reunidos aproximadamente 80 casais para a apresentação de uma Polonese (dança típica alemã de abertura de baile), a partir daí a vontade de montar um grupo de dança, foi aumentando, e na gestão do Sr. Arnoldo Rinnert, então prefeito de Trombudo Central, foi o grande incentivador do resgate e manifestações das tradições alemãs. Passando então a reunir-se todas as quartas feiras, para se encontrar e ensaiar, em torno de 20 casais, sendo criado em 22 de Abril de 1986, o Grupo Folclórico Sonnental (que traduzindo significa Vale do Sol),  pertencendo ao município de Trombudo Central, associando-se a Casa da Juventude da cidade de Gramado RS, onde são promovidos cursos de capacitação com professores da Europa.    
Tendo inicialmente, como professora e coordenadora, a Sra. Salete Venturi permanecendo até o ano de 2000, passando então para a Sra. Ingrid Boelling (tia Chica), e partir do ano de 2013, a Sra. Raquel Streese passou a ser a professora e coordenadora do Grupo, até os dias atuais.
Hoje o grupo pertence ao município de Braço do Trombudo, e continua se reunindo as quartas feiras, para ensaiar, no clube de Idosos Amigos para Sempre, contando com 36 integrantes e tem como um dos principais evento, a participação em um encontro de casais que é realizado desde 1990, entre munícipios com grupos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o objetivo de manter viva as tradições alemãs.  E apresenta-se também na Oktoberfest de Blumenau.