Agricultores de Braço do Trombudo recebem treinamento para aderir ao novo sistema de nota fiscal eletrônica de produtor rural
Com o objetivo de facilitar a vida do produtor rural, na manhã desta terça-feira (06), o departamento de agricultura em parceria com o SENAR – serviço nacional de aprendizagem rural realizou mais um curso de nota fiscal eletrônica para produtores rurais no município. O encontro reuniu 11 produtores.
De acordo com o instrutor do curso, Claudomiro Antunes, aderir a nota fiscal de produtor eletrônica resulta em vários benefícios para o agricultor como por exemplo: a redução de custos – já que a nota fiscal de produtor eletrônica é autorizada eletronicamente e somente uma via é impressa para acompanhar o transporte.
Além disso, a NFP-e poderá ser utilizada em todas as saídas de produtor para produtor, incluindo ainda a venda de máquinas usadas, equipamentos usados e insumos agropecuários. “A nota fiscal eletrônica é simples de fazer, o produtor utiliza o sistema totalmente gratuito através do site da fazenda do estado e o agricultor tem uma grande vantagem em não precisar mais prestar contas do bloco antigo na prefeitura, inclusive alguns produtores durante o treinamento já se habilitaram a migrar para a nota eletrônica” explica o instrutor. Ele complementa ainda, que o novo sistema veio para automatizar e, consequentemente, oferecer mais credibilidade ao agricultor.
Durante todo ano, o departamento de agricultura em parceria com o SENAR, vai mobilizar os agricultores para participar dos próximos treinamentos visando aderir ao novo sistema de notas. Se você agricultor/produtor possuí interesse em participar, basta procurar o Departamento de Agricultura. Outras informações por meio do telefone 3547-0157.
Tatiana Luiza Hoeltgebaum