Autor local lançará livro em Braço do Trombudo

 

A Secretaria de Cultura Turismo e Lazer está apoiando a obra do escritor local, Lucas Voigt. O lançamento do livro intitulado “ O devir e o sentidos das memórias de descendentes de alemães em Santa Catarina: Um esboço de sociologia da memória”, será lançado no dia 1° de março a partir das 19:30min. O encontro será na Casa da Cultura – n° 6 localizada no centro da cidade.

 

Convidamos toda a comunidade para prestigiar e participar desse momento. Durante o lançamento, o livro pode ser adquirido no valor de R$ 35,00.

 

 

 

Sobre o livro:

 

Ancorado na sociologia da memória, o livro analisa os sentidos das memórias de descendentes de alemães radicados em Santa Catarina.

 

As memórias envolvem temas como as campanhas de nacionalização do Estado Novo, a alegada associação de imigrantes alemães ao nazismo, a relação com antepassados e entre gerações e a importância de habitações e móveis na construção das memórias e identidades.

Para levar a cabo seu objetivo, o autor irá relacionar memória familiar a uma pesquisa histórica cuidadosa, articulando fontes orais, documentos históricos em sentido estrito e demais fontes de pesquisa.

Ao analisar os condicionantes sociais e históricos que definem as memórias, a obra explora a tensão entre o “devir da memória” e os esforços dos agentes sociais para fixar o passado. Analisar o devir das memórias e identificar os elementos responsáveis pela “inexatidão da memória”, permite ao autor desvelar o sentido inerente das narrativas sobre o passado.

Este livro, que nos oferece uma reflexão sobre a relação entre memória e identidade, mostra-se uma leitura proveitosa aos estudiosos da memória e da cultura, bem como aos interessados pelo fenômeno da germanidade no Brasil.

 

 

 

Sobre o autor:

 

Lucas Voigt é natural de Trombudo Central (SC). Nasceu em 31 de julho de 1991, no seio de uma família teuto-brasileira com forte envolvimento com a cultura e a tradição germânica. A partir de 2009, passou a residir na capital catarinense, Florianópolis. Em 2014, obteve o título de bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, está concluindo o Mestrado em Sociologia Política pela mesma universidade. É estudioso e pesquisador do fenômeno da germanidade no Brasil, a partir de algumas das suas principais expressões: memória, identidade, tradição e folclore. Tem experiência nos campos da sociologia da memória, sociologia da cultura e sociologia das elites. Em 2017, publicou seu primeiro livro: “O devir e os sentidos das memórias de descendentes de alemães em Santa Catarina: Um esboço de sociologia da memória” (Porto Alegre / Editora Multifoco).

 

Fonte: Editora Multifoco