Sociólogo Lucas Voigt lança livro em Braço do Trombudo

Histórias, narrativas, muito estudo, e, principalmente o envolvimento com a cultura alemã. Essas características resultaram na realização de uma conquista, a publicação de um livro.  O sociólogo Lucas Voigt, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, dividiu com a comunidade de Braço do Trombudo toda a alegria, conhecimento e dedicação na produção de seu primeiro livro.

Na noite de quinta-feira (01), na Casa da Cultura, a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Cultura Turismo e Lazer, realizou o evento de lançamento do livro da autoria de Lucas Voigt: “O devir e os sentidos das memórias de descendentes de alemães em Santa Catarina: Um esboço de sociologia da memória”.

A Academia de letras do município se fez presente, homenageando o mais novo escritor pela conquista e trabalho desenvolvido. O Prefeito, Nildo Melmestet participou do evento onde expressou alegria e orgulho em ver o interesse do autor em dedicar-se a resgatar histórias da cultura alemã, desejando sorte em sua caminhada.

O encontro tornou-se ainda mais especial com a presença e apoio de sua família – qual não mediu esforços para auxiliar nas pesquisas durante esse processo.  Na ocasião, Lucas agradeceu a presença de todos e fez uma breve síntese do que trata-se a obra, deixando a comunidade participante, ainda mais curiosa para ler o livro.

Em sua página na rede social no facebook, ele ainda deixou um agradecimento: “Gostaria de agradecer mais uma vez a presença e a participação de todos no lançamento do meu livro. O evento foi um sucesso, e contou com a participação de amigos e familiares queridos e muito importantes na minha trajetória. Muito obrigado! ”

Sobre o livro:

Ancorado na sociologia da memória, o livro analisa os sentidos das memórias de descendentes de alemães radicados em Santa Catarina.

As memórias envolvem temas como as campanhas de nacionalização do Estado Novo, a alegada associação de imigrantes alemães ao nazismo, a relação com antepassados e entre gerações e a importância de habitações e móveis na construção das memórias e identidades.

Para levar a cabo seu objetivo, o autor irá relacionar memória familiar a uma pesquisa histórica cuidadosa, articulando fontes orais, documentos históricos em sentido estrito e demais fontes de pesquisa.

Ao analisar os condicionantes sociais e históricos que definem as memórias, a obra explora a tensão entre o “devir da memória” e os esforços dos agentes sociais para fixar o passado. Analisar o devir das memórias e identificar os elementos responsáveis pela “inexatidão da memória”, permite ao autor desvelar o sentido inerente das narrativas sobre o passado.

Este livro, que nos oferece uma reflexão sobre a relação entre memória e identidade, mostra-se uma leitura proveitosa aos estudiosos da memória e da cultura, bem como aos interessados pelo fenômeno da germanidade no Brasil.

Sobre o autor:

Lucas Voigt é natural de Trombudo Central (SC). Nasceu em 31 de julho de 1991, no seio de uma família teuto-brasileira com forte envolvimento com a cultura e a tradição germânica. A partir de 2009, passou a residir na capital catarinense, Florianópolis. Em 2014, obteve o título de bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, está concluindo o Mestrado em Sociologia Política pela mesma universidade. É estudioso e pesquisador do fenômeno da germanidade no Brasil, a partir de algumas das suas principais expressões: memória, identidade, tradição e folclore. Tem experiência nos campos da sociologia da memória, sociologia da cultura e sociologia das elites. Em 2017, publicou seu primeiro livro: “O devir e os sentidos das memórias de descendentes de alemães em Santa Catarina: Um esboço de sociologia da memória” (Porto Alegre / Editora Multifoco).