Estudantes de Braço do Trombudo aprendem matemática de forma divertida
Trabalho de multiplicação com elaboração de uma calculadora, foi desenvolvido com a turma do 2º ano da escola
A matemática pode ser divertida e a forma lúdica de ensinar pode ser uma motivação para o aprendizado dos alunos. Com este conceito a professora Sueli Ferrari Heinz, da Escola Nucleada Braço do Trombudo KM 15 aplicou uma forma diferenciada do ensino da multiplicação aos alunos do 2º ano. Com o conceito de que a tabuada deva ser aprendida e não decorada, sob a orientação da educadora, os estudantes desenvolveram uma atividade a partir da Tabela de Pitágoras e materiais trazidos de casa, criando um cartaz que funciona como Calculadora da Multiplicação.
Com este trabalho em sala, os alunos levarão para casa na sacola de jogos, a Calculadora da Multiplicação, com objetivo de mostrar o que aprenderam em sala de aula. “Há algum tempo vem se falando de alfabetização matemática. O tema foi bastante discutido e estudado no município no ano de 2014, durante os encontros do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, oferecido aos professores. Orientados pela professora Luciane Bertelli Kniss, nossos encontros semanais tornaram-se momentos de estudo, pesquisas, leituras e troca de experiências, permitindo-nos levar para a sala de aula, atividades práticas principalmente no que se refere à manipulação de objetos e a relação do conteúdo com o dia a dia da criança. Aprender matemática passou a ser uma construção de cada aluno, individualmente ou em grupo, permitindo a elaboração de conceitos”, explica.
A espécie de calculadora, foi confeccionada a partir de materiais simples e fácil acesso caseiro, como tampinhas de caixa de leite trazidas pelas crianças e um pedaço de tecido TNT. “A calculadora funciona assim: são dez colunas com dez tampinhas cada. Você tem uma sentença matemática de multiplicação, por exemplo, 6 x 3 e para saber o resultado, conta 6 tampinhas na coluna e três na linha, ou ao contrário 3 tampinhas na coluna e 6 na linha. Depois disso dobra o TNT e descobre o resultado da multiplicação”, demonstra a professora.
Contato: Secretaria de Educação (47) 3547-0483 – secretária Loni (47) 9612-8774