Braço do Trombudo prepara data especial para comemorar Dia Internacional da Mulher

Para participar, interessadas devem confirmar presença até o dia 11 de março

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Braço do Trombudo prepara para o domingo, dia 13 de março, uma programação especial voltada especialmente para público feminino. O evento, que é gratuito e aberto para mulheres de todas as idades do município, contará com palestra, jogos e um café da tarde.

A atividade especial é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, e acontece no salão do Clube dos Idosos a partir das 13h30. Para participar, as interessadas devem fazer a inscrição até a sexta-feira, dia 11 de março, na Casa da Cultura ou pelo telefone (47) é 3547-0179.

A programação foi pensada na importância de estimular a reflexão sobre a realidade de muitas mulheres brasileiras, e para isso, o evento será aberto com a palestra “Não à Violência Doméstica e Familiar”. A palestra será desenvolvida pela equipe do Cras do município, e acontece a partir das 13h30. Após a palestra haverá de bingo e para encerrar o dia, será servido um café da tarde às participantes.  A previsão de encerramento é para às 17h.

Outdoor

Para homenagear as mulheres do município, a prefeitura afixou um outdoor na entrada da cidade. A peça publicitária traz a frase: “Mãe, avó, filha, dona de casa, trabalhadora… Nossa homenagem a todas as heroínas da cidade”.

O dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março.

Histórico

O mês de março é marcado mundialmente como mês de referência a mulher, em especial ao grupo de operárias que no dia 8 de março de 1857 na cidade de Nova York morreram carbonizadas no interior da fábrica onde trabalhavam porque organizaram uma greve e reivindicavam melhores condições de trabalho. O caso repercutiu e também por ser a primeira greve organizada exclusivamente por mulheres e pela tragédia do desfecho.

A sensibilização da sociedade mundial sobre o episódio e pelas causas femininas foi aumentando e no ano de 1910 surgiu a ideia de criar uma data para marcar as questões femininas e lembrar a morte das operárias.

Contato: Secretaria da Cultura (47) 3547-0179 – Iracema Stüpp (47) 9673-2030