Profissionais da Educação discutem o tema Avaliação

Na última sexta-feira (09/11) foi realizada a segunda reunião pedagógica com toda a Rede Municipal de Educação, o tema discutido foi AVALIAÇÂO. No período matutino os trabalhos foram conduzidos para Profª Dra. Zita Lago, a qual nos trouxe muito conhecimento e sabedoria , no período vespertino todos os profissionais estudaram e discutiram a Resolução nª 014/2016 que trata da avaliação no âmbito municipal, bem como as adequações que precisam ser realizadas nesta resolução de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi um dia de grande aprendizado, e com certeza temos que agradecer pela participação de todos !

Segue texto escrito pela Professora Kelli Masselai sobre o tema discutido

AVALIAÇÃO ESCOLAR

A avaliação é uma etapa muito importante do processo de ensino e aprendizagem e deve estar presente em todos os momentos da construção do conhecimento. Ela, pautada em legislações nacionais, estaduais e municipais, gere o fazer pedagógico e serve de parâmetro para elencar o que ainda precisa ser aperfeiçoado no âmbito escolar.

A avaliação deve transpassar todos os campos, não sendo aplicada somente às atividades realizadas pelos alunos no ambiente da sala de aula, mas, também, considerando a estrutura física, humana e pedagógica do ensino.

Toda e qualquer atividade avaliativa deve ser intencional, pautada em objetivos claros e precisos, que precisam evidenciar e considerar  competências, habilidades e atitudes a serem consolidadas com a sua realização.

Por fim, a avaliação serve para analisar todo o processo educacional, buscando, a partir dela, sempre que necessário, o replanejamento de atividades, metodologias e ações, tendo como meta maior a garantia de uma educação de qualidade para todos.