Saúde de Braço do Trombudo chama a atenção para a prevenção no Outubro Rosa

Mobilização acontece na Unidade Sanitária Centro no dia 24 de outubro

 

 

Com o objetivo de chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Braço do Trombudo está mobilizada na realização de ações de conscientização voltadas à saúde da mulher. Durante todo o mês do Outubro Rosa, os profissionais de saúde prestam orientações aos pacientes sobre a prevenção da doença, e no sábado 24 de outubro,  Dia D da campanha,   haverá uma mobilização dirigida à sociedade e às mulheres na Unidade Básica de Saúde do município.

No Dia D do Outubro Rosa, 24, está programada uma mobilização envolvendo toda a equipe da Secretaria, com o objetivo de mobilizar o maior número de mulheres nesta campanha. 

Para isso, a Unidade Sanitária Centro de Braço do Trombudo estará aberta das 8 às 16h para exames preventivos, atualização do quadro de vacinas da mulher.  “As mulheres que participarem do evento, deverão ganhar um brinde da Secretaria de Saúde e uma consultoria de beleza. A nossa intenção é atender o maior número de mulheres”, reforça Mário Salomão, da Secretaria Municipal de Saúde.

Prevenção            

Um dos destaques da campanha de prevenção é importância do diagnóstico precoce da doença, que elevam as chances de cura em quase cem por cento.  De acordo com registros do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% de casos novos a cada ano.

A instituição projeta para 2015 o surgimento de 57.120 novos casos no país. O instituto orienta ainda que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

Ainda de acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

o Inca projeta que uma em cada quatro mulheres pode ter câncer de mama.

Outras informações podem ser obtidas no site da entidade www.inca.gov.br/mama.

*Fonte EBC Voz do Brasil

 

CONTATO: Unidade Básica de Saúde (47) 3547-0481